Quem sou eu?

Minha foto
Campo Largo, Paraná, Brazil
Psicóloga Clínica, graduada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Pós-graduada em Neuropsicologia e Terapia Familiar Sistêmica. Hipnoterapeuta. Formação em Terapia Comportamental e Cognitiva. Atendimentos em saúde mental: Tanstornos de ansiedade, Transtornos de humor, Problemas relacionais (família/casal), escolares, entre outros. Desenvolve cursos para auxiliar no emagrecimento - "Programa de Emagrecimento: Pense Magro", curso para pais e casais, palestras diversas. Artigos Publicados Direitos autorais reservados.
SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG !!

NUTRIÇÃO E FITOTERAPIA - POR ANNA PAULA BARONI - CRN8-7148



     NUTRIÇÃO E FITOTERAPIA
A fitoterapia  é uma terapia pelas plantas e o seu objetivo é aliar a uma alimentação saudável para que tenha um equilíbrio e consiga ter uma melhor qualidade de vida e saúde. Ela já vem sendo utilizada antes de Cristo e nos dias atuais ganhou grande destaque em função de seus inúmeros benefícios e comprovações científicas.
Fitoterápicos são medicamentos feitos exclusivamente a partir de planta medicinal, tal como ela está na natureza, sem agregar nenhuma substância isolada, farmacologicamente ativa, mesmo que ela seja de origem vegetal. Os fitoterápicos atuam em função dos princípios ativos que possuem as plantas. Eles são usados para o tratamento de doenças e sintomas tendo um efeito terapêutico


            A fitoterapia possui uma grande ligação com a Nutrição, uma vez que as plantas são ingeridas nas mais diversas formas e apresentam finalidades terapêuticas e bioativas. Na prática clínica da nutrição, os fitoterápicos têm colaborado para melhora de quadros clínicos diversos.

              Algumas ervas têm seu efeito comprovado para o auxílio no tratamento da obesidade e perda de peso. Existem inúmeros fatores que levam ao ganho de peso como alimentação inadequada, estresse, ansiedade, alterações hormonais, sedentarismo, inflamação crônica, excesso de radicais livres, disbiose e outro. A compulsão por doces, massas e carboidratos em geral, é muito comum entre as pessoas que querem emagrecer, além disso existe o aumento de apetite, aumento na síntese de gorduras e outros, e a fitoterapia pode auxiliar nestes fatores, amenizando seus sintomas.

Anna Paula F. C. Baroni
Nutricionista CRN 8-7148
3393-4366

RECOMENDAÇÕES PARA CONTROLAR A VONTADE DE COMER DOCES
E DIMINUIR A ANSIEDADE

        Quando a vontade de doces se tornar um vício, é necessário partir para um plano de ação para combatê-la, pois caso contrário pode levar ao ganho de peso. A obesidade piora os sintomas de depressão, estresse, insônia, ansiedade, dores no corpo e desenvolvimento ou agravamento de diabetes. Dentro deste plano de ação será necessário que você tome algumas atitudes na sua alimentação com o objetivo de alcançar o sucesso.
            O consumo de leites e derivados (queijos, coalhada, sorvete, leite condensado, creme de leite, chocolates e sobremesas ao leite, doce de leite, nata, requeijão), doces e as preparações contendo açúcar (bolachas recheadas, geleias, bolos, tortas, refrigerantes, sorvetes e sobremesas), carboidratos e massas a base de farinha branca (pão francês, pão de leite, biscoitos de todos os tipos, salgados, pão de queijo), açucares de todos os tipos (branco, mascavo, orgânico, quanto mais açúcar na alimentação, maior se torna a dependência), deve ser controlado, pois aumentam a produção de insulina, gerando mais fome, e aumentando a ansiedade.
            O CROMO, MAGNÉSIO E VITAMINA B6 são nutrientes importantíssimos para combatera vontade por doces, massas e pães. Sem eles o corpo não consegue se recuperar. Os comedores de farinhas brancas, açúcar e laticínios em excesso não têm estas reservas e precisam repor, do contrário nunca sairão desta dependência. Por este motivo as dicas que leu acima são de extrema importância para aqueles que necessitam de doces todos os dias para se sentirem bem.
            Quando há carência de cromo, o organismo entende que não há glicose suficiente na circulação. Daí manda a mensagem para o hipotálamo, (região do cérebro responsável pelo apetite) de que precisa de mais carboidratos para fazer a taxa de açúcar subir rapidamente. Uma de suas melhores fontes é o levedo de cerveja, que pode ser acrescentado no suco de sua preferência, por exemplo. Porém, o mineral também é encontrado em carnes (como frango e fígado), ovos, ostras, grãos integrais, germe-de-trigo, queijo, pimentão verde, banana, espinafre e pimenta-do-reino, entre outros.
            O MAGNÉSIO é um mineral fundamental para a formação de serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de prazer, saciedade, bem estar e regularização do sono. Na deficiência de magnésio é muito comum ocorrer alterações de humor levando a quadros de ansiedade, irritabilidade, nervosismo, hiperatividade, compulsão alimentar, aumento do apetite por doces e carboidratos e insônia. Além disso, a queda da produção de serotonina pode contribuir para um quadro de depressão. O consumo regular deste mineral melhora os sintomas desagradáveis durante a TPM. Suas fontes são beterraba, quiabo, espinafre, couve, granola, aveia, farelo de milho, amendoim, castanha, soja,grão de bico, entre outros.
            A VITAMINA B6 ajuda a manter a disponibilidade de energia e a formação de importantes neurotransmissores (como serotonina) e na manutenção de um sistema imunológico saudável. É um importante precursor para manutenção do bem-estar físico e mental. Podendo ser encontrada em frutas como a banana, tomate, abacate, atum.

Dicas para o sucesso em uma reeducação:

Ø  Vegetais folhosos verdes escuros- consuma diariamente no almoço e no jantar.
Ø  Frutas- 3 a 4 porções diferentes ao longo do dia (com casca e bagaço, sempre que possível).
Ø  Troque o açúcar por adoçantes naturais a base de stévia.
Ø  Inclua 1 colher de farinha de linhaça ou semente de chia na sua alimentação diariamente (combina com frutas, sucos de frutas naturais, iogurte, mingau, salpicado nas saladas, sopas ou refeições salgadas).
Ø  Restrinja o consumo de laticínios para 1 a 2 x ao dia, preferindo leite desnatado no café da manhã e o iogurte light ou zero.


            É completamente possível não sentir desejo exagerado e compulsivo por doces, basta adotar o consumo diário de cereais integrais, frutas e verduras, evitando ao máximo açucares, doces, farinhas brancas e laticínios integrais. Tornando sua alimentação mais colorida você estará mais perto de atingir o equilíbrio. Quanto mais cromo, magnésio e vit B6, mais fácil será. Lembrando que o resultado desta troca de qualidade alimentar não tem um tempo pré-estabelecido, o resultado é individual, pode vir a curto, médio ou longo prazo, não é possível prever. Faça o seu melhor e o resultado será consequência!!


Anna Paula F. C. Baroni
Nutricionista CRN 8-7148


Nutrição Clínica e Fitoterapia
Atendimento 3ªs e 5ªs 
(41) 3393-4366










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Enquete: Qual assunto da área de psicologia você tem interesse?

Para Refletir:

"Nada posso lhe dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo." Hermann Hesse